terça-feira, 10 de janeiro de 2012

humanos dizem eles



O ser humano é, em corpo e mente, o que faz daquilo que lhe foi transmitido, diz-se por aí que recebemos uma «herança dupla: biológica e cultural».
Descobri entre ditos e contraditos que, afinal quando nascemos, não nascemos assim tão humanos quanto isso, ensinam-nos a sê-lo. «Um ser humano isolado ou é um deus ou um animal, mas não é verdadeiramente um ser humano»; o que somos nós sem o conjunto de interacções sociais, os diferentes meios culturais que cada sociedade constitui ou as transmissões culturais que começam mal saímos do útero materno? Pois, ao que tudo parece, não nascemos humanos, aprendemos a sê-lo.
Todavia, tudo isto soa a uma teoria um tanto ou quanto rebuscada. Como será possível que o Homem, o grande governador do mundo (facto facilmente observável pela situação actual), o maior criador e inventor à face da Terra (segundo facto fácil de se verificar pelo ar que respiramos, pelo crescente isolamento e automatização das pessoas) e o ser mais inteligente no planeta (terceiro facto facilmente observável pelos exemplos anteriormente mencionados, entre muitos outros), não seja mais do que um animal incapaz de comunicar, raciocinar, aprender ou ensinar quando isolado do mundo civilizado?
Porém, quando toda a gente recrimina e desacredita a mudança, a realidade é ridiculamente irónica pois esta é um factor evolutivo, se nada mudasse, o Australopiteco nunca se teria tornado no Homo Sapiens Sapiens.
A evolução é um processo que ocorre quando nos adaptamos às mais diversas situações, quando adaptamos aquilo que nos foi transmitido e que aprendemos, nada mais nada menos que cultura, e ensinamos com uns pontos a mais ou a menos, mais certos para nós. A cultura é tudo o que somos e fazemos, mais do que uns rituais, valores ou tradições a cultura engloba tudo o que implica a acção humana, sendo esta mais um agente evolutivo e humanizador. Consta que o homem é produtor e produto da cultura, não passa de uma grande verdade, tendo cada sociedade a sua, mais rígida ou menos rígida, com pessoas que a seguem mais ou menos à risca, ela está presente em todo o lado, sendo numa simples lei de estado ou num aparelho electrónico. Os que tentam viver sem ela são recriminados pela sociedade e mal julgados, serão assim tão loucos? Deixaram estes de ser considerados humanos? Eis a questão…

Sem comentários:

Enviar um comentário